segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ritmo: cada um com o seu

O Vitor aprendeu a engatinhar. A babá tinha me dito na manhã da sexta-feira que ele não parava mais quieto. Mas confesso que achei que era exagero dela. Achei que ele continuava fazendo o que eu já tinha visto, que consistia em deitar e se arrastar pelo chão - de um jeito entre o estranho e o engraçado -, com a bunda um tanto levantada. Até que, à noite, cheguei do trabalho, coloquei os dois pra brincar no chão - como sempre faço - e fui até o quarto por um segundo. Juro. Foi o tempo de tirar o tênis - no singular mesmo. Porque voltei correndo com um pé ainda calçado, assustada. O Vitor chorava muito, com a cara enfiada no puxador pontiagudo do móvel da televisão (só inventaram protetores para quinas, não para puxadores... uma falha da indústria dos bebês!). Bem longe de onde o havia deixado sentado. Sim, o Vitor está engatinhando. Ao me dar conta disso, comecei a chorar. E assim fiz o Tomás chorar também. No começo da noite de sexta, em casa, éramos três lidando com lágrimas: eu, de emoção; o Vi, de dor; o Tom, de susto. Superamos logo.

O que não supero de jeito nenhum é espiar a carinha do Tom ao ver o Vitor, todo exibido, circulando pela sala de casa. Agora, o irmão pode escolher com o que brincar. Eu o coloco num canto e logo ele sai de lá, vai pro outro lado, tenta escalar a mesinha de centro, quebrar um enfeite, arrancar uma planta. Enquanto isso, o Tom fica sentadinho, olhando pra toda a ação com um ar um tanto desolado. Já nem liga mais pros brinquedos que ponho na frente dele. Dedica-se a admirar a proeza do outro. As pessoas têm me dito que isso é bom sinal. Que assim ele vai se sentir estimulado a engatinhar também. Mas hoje de manhã, foi bem difícil para mim, viu. Uma hora, não aguentei: sentei do lado dele. Ele se jogou no meu colo. E eu me rendi. Gastamos um bom tempo no chamego. Enquanto o Vitor... bom, o Vitor rasgava a capa de um livro!

Um comentário:

Anônimo disse...

QUE ORGULHO do VIVI!!! Quero um VIDEO!!! URGENTE!!!
TOM, forca nesses bracos que vc chega lá.
Pena que acho que nao vou ver essa fase pois tenho certeza de que mto em breve estarao os dois andando...
Beijocas cheia de cariños, Tia-Dinda, Sa.