sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Supernanny

Há mais ou menos um mês as noites em casa viraram um problemão. Os meninos decidiram que não queriam mais dormir. E todo dia, lá pelas quatro da manhã - às vezes três - eles acordavam aos berros - às vezes um até queria dormir, mas aí o outro não deixava -, atiravam travesseiros, bichinhos de pelúcia, colchas e lençóis no chão e eu corria para tentar controlar a situação. Não conseguia, claro. Às sete da manhã, estava encostada no sofá da sala, com os dois no carrinho, batendo palmas e dançando diante de uma tevê ligada no (salve!) Discovery Kids. Chegar ao trabalho com uma baita cara de acabada na primeira madrugada que enfrentei assim até que teve lá seu charme, vai. Contei a nova versão de balada a algumas pessoas. Até cantei pra elas umas musiquinhas que aprendi assistindo aos desenhos animados. Na terceira seguida, a graça toda foi embora. Quando começava a anoitecer, já batia um certo desespero mesmo. E uma raivinha porque eles dormiam à tarde, enquanto eu trabalhava. Cheguei a pensar em proibir a babá de deixá-los descansar durante o dia.

Até que ela veio com aquelas frases feitas, tão batidas quanto verdadeiras: "eles estão fazendo isso porque sabem que você vai cair na deles. Deixa eles chorarem." Já tinha ouvido o tal conselho em programas de tevê e acho que sempre considerei a atitude bem coerente. Digo "acho" porque, antes de virar mãe, não ficava racionalizando sobre educação de criança. O que posso afirmar é que julgava os pais que mimavam demais os filhos uns bananões - os que não conseguiam deixar o filho chorando por dez minutos no berço, por exemplo. Pois reavalio hoje essa história, viu! Pra mim, foi um martírio aguentar firme no meu quarto, ouvindo o choro dos meninos através da babá eletrônica. Na primeira noite, quinze minutos contados no relógio. Na primeira noite depois de muitas em que eu me segurei por um tempo mas acabei indo lá e estragando todo o plano.

PS 1: O plano funciona. E estou bem orgulhosa de ter conseguido. Sou só meia banana.

PS 2: O Tomtom enfrenta agora problemas por causa do fim do horário de verão. Todo dia, acorda uma hora antes. Mas, está tão afinado com o plano, que se senta no berço e fica brincando sozinho, quietinho, até eu entrar no quarto.

Um comentário:

Dani Zebini disse...

Boa, Gi!
Mostra pra todo mundo que nós, cancerianas, não somos bundonas que nem todo mundo diz! hahahaha
Beijocas,