sábado, 6 de junho de 2009

Vitamina C

As poucas situações em que tive de espremer algo parecido com laranja na vida foram para fazer uma caipiroska. Ou seja, espremi limão em algumas ocasiões. Nunca descasquei a fruta. De vez em quando, misturo inclusive a casca na vodka. Pois hoje, no meio da manhã, me vi na cozinha diante de uma dúzia de laranjas-lima (claro que pedi ajuda no supermercado para identificá-las), um espremedor e uma faca. Foram uns bons minutos até que eu entendesse como funciona aquele aparelho antigo, mas que, desde que ganhei, permaneceu na caixa. Outros bons minutos para descascar a fruta. Mais muitos minutos para me divertir com aquilo tudo, sentir um baita orgulho de mim e estar, enfim, com as duas mamadeiras prontas. Pela primeira vez, o Vitor e o Tomás tomaram algo diferente de leite na vida.

Quer dizer, será que posso bancar que eles tomaram mesmo? Primeiro coloquei o Vi no colo. Ele abriu a boca mas, quando sentiu o gosto estranho, fez uma careta e relutou bastante em seguir adiante. Insisti, expliquei para ele o quanto era uma vitória eu ter preparado aquilo tudo sozinha, blá, blá, blá. Só não fiz aviãozinho porque a estratégia combina mais com uma colher mesmo. E só é eficiente com bebês maiores. Ele acabou bebendo bastante. Bem sem vontade. O Tom foi menos maleável. Bastaram algumas gotinhas laranjas no lábio para que ele cuspisse tudo de forma contundente. Não houve jeito de convencê-lo a experimentar a coisa de novo.

Amanhã, vou repetir o ritual. O pediatra explicou que eles precisam acostumar o paladar. É delicioso assistir a eles descobrindo algo para nós já tão banal. É também cansativo. Até pouco tempo, sua fome só exigia que eu abrisse a blusa e mostrasse o peito. Agora, a cozinha está lá me esperando... com uma pia toda respingada de suco e um espremedor sujo. No trocador, bodys molhados com o que eles tentaram pôr pra fora. E, diante do espelho, uma mulher descabelada que precisa tomar banho e pensar em almoçar... São mais de três da tarde. Eles, no entanto, dormem agora feito anjinhos. Quem sabe não sonham com... suco de laranja?

PS 1: antes que alguém pense mal de mim - eu me arrisco na cozinha. Suco é que eu gosto do de pozinho mesmo. É tão gostoso e prático, né?

PS 2: retiro o que disse sobre eles dormirem direto até nove da manhã. Nesta madrugada, desde às três da manhã, eu levantei de meia em meia hora para colocar a chupeta na boca de um deles. Acho que de tanto que eu neguei dar-lhes chupeta, os dois detestam a borracha calmante. Bem feito pra mim!

2 comentários:

Ana Claudia ... a Dinda do Vi... disse...

Amiga, só não vale fazer uma `` caipiroska`` de laranja para eles tomarem e dormirem a noite toda ...calma pq eles só tem 5 meses ...hehehehe ...ahhh, Vi qualquer coisa vc conta para a Dinda aqui,tá ??? ...controla o ciúmes, heim mamãe ...hehehehe
Amo vcs.....

O pai disse...

Tenta preparar a caipiroska primeiro, beber e, ai sim, preparar o suco deles.

Fica tudo mais facil.

Beeeijo.