quarta-feira, 13 de maio de 2009

Leite com ameixa

Desde que chegou em casa, o Vitor sofre com prisão de ventre. Depois de quase uma semana sem sujar a fralda e muitas massagens na barriga, recorremos ao pediatra. Esperava por uma solução prática e rápida: um supositório ou um Lactopurga para bebês, algo assim. Mas o médico, numa linha natureba com a qual até simpatizo, foi firme: "Nada de remédio. Você é quem vai comer três ameixas secas por dia. O efeito laxante da fruta passará para o seu leite e o Vitor vai fazer cocô (na verdade, ele disse "vai evacuar", mas acho a expressão muito feia)". Bom, confesso que comprei as ameixas sem botar muita fé de que funcionariam. Obedeci mais para provar para todo mundo que aquilo tudo era besteira, sabe? Odeio ameixa seca. No dia seguinte, digamos que... eu é que amanheci indo ao banheiro mais do que gostaria. Numa das tais visitas, até que consegui rir um pouco da situação. Os tons clarinhos, o rosinha, o azulzinho dos quartos e das roupinhas dos bebês, convivem com um universo escatológico nada "inho". Há quatro meses, analiso cocô, cheiro cocô, limpo cocô e... pelo jeito como a história ia, a partir daquele momento, não só do Vitor e do Tomás. Nojento? Desculpa! Mas cuidar de bebês envolve um lado meio nojento mesmo. Acho que eles são programados para terem uma cara fofa justamente para compensar as surpresas dos traseiros.

O do Vitor, no entanto, continuou zerado nas duas trocas de fralda seguintes. No fundo, eu pensava com um tantinho de satisfação: "Está vendo? Não vai acontecer nada com ele!" Até que a coisa desceu com vontade. Não é que meu leite saia mesmo com essência de ameixa? Limpei um Vitor com um sorriso tão aliviado que cheguei a jurar que comeria as três ameixas por dia pra sempre! Sem me livrar do quarto empestiado, resolvi então cuidar do irmão. E foi só virar o Tomás no berço para entender por que o perfume não diminuía. Não dá para falar que ele havia feito cocô. O Tomás soltou foi uma bomba marrom no colchão. Desastre absoluto. Justo ele que estava com o intestino feito relógio! Infelizmente, a medicina ainda não descobriu nada que faça com que cada peito produza o leite de um jeito. Com as ameixas, eu fiquei com um Vitor feliz, mas ganhei um Tomás com diarréia. E me vi diante de um dilema à la Tostines. O que é melhor: um Vitor em dia e um Tomás cheio de assaduras ou um Vitor preso e um Tomás regulado?

CAI A FICHA DE QUE VIREI MÃE QUANDO... os assuntos do programa da Ana Maria Braga começam a me interessar. Antes, nem acordava a tempo de ligar a TV!

6 comentários:

Tatu disse...

Estas análises "cocolísticas" são clássicas, tipicas de mãe e só de mãe!! Sejam elas de bebê ou de dog, todos lindos sempre, claro! Depoimento de quem tá fora do publico alvo do blog: já tive experiencia com BIJU e o Marley teve a cena registrada!!! Somos orgulhosamente mães!!! BJAO de quem está de olho no proximo post!

Marina disse...

Gi!
Finalmente consegui ler todos os posts (e fiquei com aquele "gostinho de quero mais"). Jornalista, mae, canceriana e, acima de tudo, Gisele Kato, escrevendo, e sinonimo de um, no minimo, "bom texto".
Claro que sua jornada e unica...nao acompanhei tao de perto como gostaria, mas a torcida era grande e, como mae, um sentimento de compaixao maior que tudo.
Provavelmente nao cabera todos os meus comments aqui, entao, vou por "pedacinhos" :-)

Marina disse...

O lance do algodao deve ser frequente com quase todas as maes, ou melhor dizendo, as de primeira viagem (pois comecei a perceber que sao "grupinhos" diferentes: as de primeira viagem sao sempre mais "neoroticas" hehehehe). Olha bem: em pleno Dubai, passando alguns dias para relaxar antes de Rayan e eu embarcamos para o Brasil. Entramos em um supermercado para que? Comprar as papinhas. Ja a caminho do caixa, passamos por uma stand com um anuncio "gigante" avisando que algodao estava em promocao. Qual foi a reacao imediata dos pais de primeira viagem?! Algodao?!!! Promocao?!!! Vamos s'imbora :-)). O Ibra que, normalmente, e mais tranquilo que eu, foi no embalo. Eu ia adquirir somente um pacote (para nao deixar escapar aquela sensacao boa de dever cumprido), mas ele logo soltou: leva uns tres logo de uma vez. hahahaha (detalhe: em cada pacote ja viam tres outros pacotes). O destino dos algodoes? Riade (voltaram com o Ibra). Quando li seu post, me veio a cabeca (sorry, sem acentos neste lap top) como uma simples entrada em uma farmacia ou supermercado, anywhere we are, sempre termina em "produtinhos basicos para o baby"... E nunca e demais, nao?!!! :-))

Marina disse...

Nao sao somente as pernas que ficarao bem torneadas..os bracos tambem, alem da ciencia de que realmente podemos dancar conforme a musica! Acho que ate nos surpreendemos com a facilidade com que nos adaptamos e passamos a achar que e normal... ja tomei banho empurrando o carrinho com uma mao e lavando o cabelo com a outra (da para imaginar como foi por shampoo com uma mao so) ou explicar em voz alta todos os passos de seu banho para uma carinha com expressao de: What the hell is going on with this woman?!...e por ai vai! :-))
Ah, Gi, no comeco, fugi uma noite e dirigi ate a entrada de Alphaville, dei meia volta e voltei para casa: eu e o silencio do carro (alem de uma lagrimas que caiam...sempre tem um sentimento, ainda que pequeno, de culpa...acho que faz parte do pacote: mae = certo sentimento de culpa).

Marina disse...

Este e o ultimo..ufa!Fico feliz pela vitoria de voces! O Rayan passou 12 horas em uma UTI e eu fiquei desolada, entao, somente consigo imaginar um pouquinho o que voces passaram.
Parabens pela vitoria, pelo amor que sentimos so de ler seus posts e pelo Vitor e o Tomas em si!
Eu tenho pensado em escrever um blog ja faz um tempo, mas a correria do dia a dia sempre me fez deixar de lado, mas ao te ver escrevendo, achando tempo, no meio do corre com os pequenos, para fazer algo que, com certeza, te traz uma certa serenidade, percebi que tenho que por em pratica algo que venho ensaiando ha uns bons 2 meses. Quem sabe quando eu voltar a Riyadh?
Beijos com muita admiracao,
Ma

Gi Kato disse...

Marina!
Primeiro: dou o maior apoio para vc criar logo o seu blog!
Segundo: entendi direito? Vc está vindo pro Brasil? Quando? Vamos reunir a turma? Me liga!
Saudade!
É um privilégio tê-la como leitora.
Beijo enorme!!!!!!!