quarta-feira, 6 de maio de 2009

osgêmeos

"Ah! Você é uma sortuda! Dois de uma vez! Não vai precisar engravidar de novo. Fica com tudo resolvido!" Tenho ouvido isso muito mais do que pudesse imaginar. Tudo resolvido? "Precisar" engravidar de novo? Como assim? Pior é que esse comentário parte das mais diversas pessoas. De algumas não me causa surpresa. São aquelas que seguem a vida como cartilha, ou seja, namoraram, compraram apartamento próprio, casaram, tiveram um filho e agora planejam o segundo. Mesmo sem querer um segundo. Tudo conforme os ditos "parâmetros sociais". E aqui talvez seja bacana eu deixar claro que a seqüência já chegou a me seduzir muito. De vez em quando, ainda seduz. Só não tive competência para segui-la. Ou tive sorte para bagunçar com tudo. Sei lá. Mas, de outras pessoas, que até ontem pareciam tão livres, soa estranho. Escutar isso delas prova que, no fundo, no fundo, elas também continuam lidando com, pelo menos, a sombra das tais regras de antigamente. Nunca consigo responder direito à observação. Acho que dou um sorriso amarelo e, no ouvido do Vitor e do Tomás, sussurro logo que nem de longe enxergo a chegada dupla como uma solução prática.

Levo o comentário muito a sério? Pode ser. Ainda não me adaptei a esse novo papel na vida e as coisas assustam e incomodam em proporções exageradas. Outro exemplo: desde que nasceram, muita gente se refere a eles como "os gêmeos". "Como estão os gêmeos?", me perguntam. Raros são os que falam seus nomes. Acho isso uma loucura. Eles têm nome. E têm suas diferenças. O Vitor pode ficar mais chatinho em um dia. O Tomás pode sofrer com a reação a uma vacina. "Os gêmeos", dito assim, parece uma entidade, sabe? Algo frio e distante. A não ser, claro, que os gêmeos em questão sejam "osgêmeos" grafiteiros, que assumiram a expressão (por que será?) como assinatura artística e estão se dando muito bem por aí. É... talvez essa seja uma boa saída. Da próxima vez que me perguntarem sobre "os gêmeos", vou responder que eles devem estar planejando mais alguma exposição para breve!

2 comentários:

O pai disse...

Gi, não adianta usar o blog para "fugir da cartilha" e tentar emplacar uma menina na próxima.

São dois e pronto!

Gi Kato disse...

Uma menina! Uma menina! hahahahaha